Radiologia Intervencionista - Dr. Bernardo Pacheco

Embolização de Próstata

A Embolização de Próstata é um procedimento minimamente invasivo, sem cortes, realizado de maneira semelhante ao cateterismo, na qual ocorre a emobolização das artérias prostáticas, e tem como principal objetivo o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), proporcionando melhora dos sintomas.

Localizada na frente do reto, acima dos músculos do pavimento pélvico, abaixo da bexiga urinária e com um tamanho médio de uma noz, a próstata, é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino.

Como mencionado, a próstata possui o tamanho médio de uma noz, até por volta dos 50 anos e mais da metade dos homens com idade superior apresentam crescimento.

Esse crescimento pode causar sintomas como a dificuldade de urinar, jato fraco e acordar noturno recorrente para ir ao banheiro.

Nesse conteúdo, vamos tratar do assunto Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), termo usado para definição do aumento benigno do volume da próstata, tumor benigno mais comum no homem, condição essa que tem como um de seus tratamentos a Embolização de Próstata.

Embolização de Próstata

Embolização de Próstata é um procedimento minimamente invasivo, para tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).

O procedimento visa a melhora dos sintomas causados pelo aumento da próstata, como jato urinário fraco, urgência para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros.

Como é minimamente invasivo, o procedimento é feito sob anestesia local, não deixa cicatriz e por não ser sob anestesia geral não tem a necessidade de internação, sendo o paciente liberado após algumas horas em observação.

Como é realizado o procedimento?

Através de um aparelho semelhante ao de raio-x o médico radiologista intervencionista, na região da virilha, introduz uma agulha e materiais médicos como cateter e microcateter (tubos flexíveis podem ser menor que 2 milímetros de diâmetro).

Em seguida, são identificados as artérias que nutrem o fluxo de sangue da próstata (artérias prostáticas). Assim, é injetado um material, no interior das artérias da próstata, capaz de interromper definitivamente a circulação arterial da próstata.

Com o procedimento de Embolização de Próstata é esperado a morte progressiva da células dentro da glândula, a redução do tamanho da próstata e a melhora dos sintomas da HPB.

Procedimento de Embolização de Próstata
Embolização de Próstata

Lembrando que, a Embolização de Próstata, deve ter a orientação de um médico urologista que faz o acompanhamento do caso e indicação do mesmo para o procedimento, sendo realizado assim por um médico radiologista intervencionista.

Quando a Embolização de Próstata é indicada?

Pacientes que apresentam a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) são submetidos a alguns tipos e opções de tratamento, sendo eles o medicamentoso, o cirúrgico (como o procedimento Ressecção Transuretral de Próstata – RTU ou “raspagem da próstata”) e também pelo procedimento minimamente invasio, que estamos tratando nesse conteúdo, considerado relativamente novo, a Embolização de Próstata.
Habitualmente, a Embolização de Próstata, é considera em casos específicos, sendo alguns eles:

Nessas condições é muito importante consultar um médico para melhores orientações sobre sua situação.

Vantagens da Técnica

Após a embolização, a próstata irá diminuir o seu tamanho e consequentemente, trazer uma melhora dos sintomas. Dentre as vantagens da Embolização de Próstata estão:

Resultados

Como já mencionado ao longo do conteúdo, com a interrupção da circulação arterial da próstata, o que é esperado é a morte das células dentro da glândula.

Assim, ela irá diminuir o seu tamanho e consequentemente, trazer uma melhora dos sintomas.

Caso tenha ficado com mais alguma dúvida ou deseja conversar com o especialista é só entrar em contato que o Dr. Bernardo Pacheco estará pronto para te auxiliar.

Perguntas Frequentes

Conheça algumas de nossas dúvidas mais frequente sobre Embolização de Próstata

Preciso tomar anestesia geral e ficar internado?

Não, o procedimento é realizado sob anestesia local e o paciente recebe alta após algumas horas em observação.

Irei sentir dor durante a realização?

Não, como a Embolização de Próstata é realizada sob anestesia local, o paciente não sente dor durante o processo, além de não ter a necessidade de cortes.

A Embolização de Próstata pode me causar impotência sexual?

O procedimento não interfere nada na função sexual do paciente, que se mantém da mesma forma que estava.

Faço uso de medicamentos como, anticoagulantes e antiagregantes, que não podem ser interrompidos, posso realizar o procedimento?

Sim, a Embolização de Próstata pode sim ser realizada por quem está nesse grupo.

Tenho comorbidade cardíaca, pulmonar ou renais, é seguro realizar o procedimento?

A Embolização de Próstata é uma cirurgia segura para quem sofre de alguma comorbidade e com alto risco para a cirurgia convencional.

Sobre o Especialista

Dr. Bernardo Pacheco

Entenda o que é Radiologista Intervencionista

A radiologia intervencionista é a especialidade médica que mais cresce no mundo. Está altamente associada aos avanços tecnológicos que nos permite fazer tratamentos inovadores e minimamente invasivos com ótimos resultados e segurança.

Formações

Radiologia Intervencionista - Dr. Bernardo Pacheco

Dr. Bernardo Pacheco
CRM-SP 178504 – CRM-ES 12710 – RQE 12387

Agende sua consulta

Marque uma consulta com o Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva, Dr. Bernardo Pacheco.