Radiologia Intervencionista - Dr. Bernardo Pacheco

Ablação de tireoide

Ablação de Tireoide é um procedimento minimamente invasivo, para tratar doenças na tireoide, feito sob anestesia local ou sedação, sem necessidade de internação e anestesia geral.

A tireoide é uma glândula em formato de “borboleta”. Ela fica localizada no pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão e é uma das maiores glândulas do corpo humano.

Possui grande importância no organismo, pois é responsável pela liberação dos hormônios T3 e T4, que regulam muitas funções de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.

Quando ocorre alterações em seu funcionamento pode ocasionar problemas de saúde como o Hipotireoidismo, quando há liberação de hormônios em quantidade insuficiente ou o Hipertireoidismo, quando há liberação de hormônios em excesso.

Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso não significa que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos.

Em alguns casos, o problema pode ser resolvido com o procedimento Ablação de tireoide e no decorrer desse conteúdo vamos detalhar tudo o que você precisa saber para sanar suas dúvidas.

Ablação de Tireoide, que procedimento é esse?

É um procedimento minimamente invasivo, para tratar doenças na tireoide, feito sob anestesia local ou sedação, sem necessidade de internação e anestesia geral.

Ablação de Tireoide, é um procedimento seguro, principalmente se comparado à cirurgia aberta tradicional, que de maneira minimamente invasiva se introduz uma agulha específica acoplada a um gerador que produz calor.

Dessa forma, guiado pela ultrassonografia, direcionamos o tratamento somente para a área do nódulo, preservando o restante da tireoide, sem a necessidade de cortes ou anestesia geral, além de diminuir as chances de complicações cirúrgicas, infecções e sangramentos.

Como é este procedimento?

A radiofrequência é a técnica utilizada para a ablação de nódulos de tireoide.

Como mencionado acima, esse procedimento é realizado sob anestesia local ou sedação, sem a necessidade de anestesia geral, 

O procedimento de Ablação de Tireoide é guiado por ultrassonografia para localizar os nódulos e direcionado o tratamento com posicionamento adequado da agulha de ablação.

Essa agulha é conectada em um gerador específico, que emite ondas de calor por radiofrequência, entra em contato com o nódulo, em uma intensidade de calor controlada, ocasionando a sua destruição e consequente diminuição.

Assim, o médico intervencionista, vai reposicionando a agulha á medida que o tratamento vai sendo realizado.

Desse modo, o procedimento o permite um tratamento de grande precisão com preservação da área normal.

Procedimento de Ablação de Tireoide
Ablação de Tireoide

Quando a ablação de tireoide é indicada?

Esta opção de procedimento é indicado principalmente em casos em que os nódulos da tireoide são benignos e malignos em determinadas situações específicas.

Isto acontece pelo fato de que, nesse procedimento, os médicos especialistas não realizam a retirada da glândula por completo.

Em vez disso, é emitido ondas de calor em intensidade controlada que entram em contato apenas com o nódulo, causando assim, a destruição das células.
Lembrando que o procedimento deve ser realizado apenas com indicação médica.

Eficácia do procedimento

Com a Ablação de Tireoide, é possível reduzir o volume dos nódulos tireoidianos em até 80% no período de 12 meses, transformando grandes nódulos em cicatrizes imperceptíveis sem crescimento.

Vantagens

Vimos nesse conteúdo como o procedimento de Ablação de Tireoide é moderno e revolucionário.

Caso tenha ficado com mais alguma dúvida ou deseja conversar com o especialista é só entrar em contato que o Dr. Bernardo Pacheco está pronto para te atender.

Perguntas Frequentes

Conheça algumas de nossas dúvidas mais frequente sobre Ablação de Tireoide

No procedimento é retirada a Tireoide?

Não. No procedimento de Ablação de Tireoide o tratamento é direcionado somente para a área do nódulo, preservando a tireoide.

É preciso ficar internado?

Não. Como se trata de um procedimento, feito sob anestesia local ou sedação, não ocorre a necessidade de internação, sendo o paciente liberado após algumas horas em observação.

Terei alguma cicatriz após o procedimento?

Como é um procedimento, que de maneira minimamente invasiva, se introduz uma agulha para realização da cirurgia, não há corte e cicatriz.

A reposição hormonal será necessária?

A Ablação de Tireoide trata o nódulo sem a necessidade de retirada da glândula, preservando sua função, por esse motivo o paciente não precisa depender de remédios, ao contrário da cirurgia que a reposição deve ser feita durante toda a vida.

Sobre o Especialista

Dr. Bernardo Pacheco

Entenda o que é Radiologista Intervencionista

A radiologia intervencionista é a especialidade médica que mais cresce no mundo. Está altamente associada aos avanços tecnológicos que nos permite fazer tratamentos inovadores e minimamente invasivos com ótimos resultados e segurança.

Formações

Radiologia Intervencionista - Dr. Bernardo Pacheco

Dr. Bernardo Pacheco
CRM-SP 178504 – CRM-ES 12710 – RQE 12387

Agende sua consulta

Marque uma consulta com o Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva, Dr. Bernardo Pacheco.